As redes sociais mudaram completamente a maneira como as pessoas se comunicam. Entrar em contato (e manter contato) ficou mais fácil do que nunca graças a plataformas como Facebook, Instagram. Whatsapp e Twitter.
Com o contato entre pessoas tão fácil de conseguir, parece que a solidão seria muito menos problemática, não é? No entanto, alguns estudos indicam que não é esse o caso. A participação excessiva nas redes sociais pode, na verdade, causar o surgimento de sentimentos de solidão. Aqui estão alguns dos efeitos positivos e negativos das mídias sociais em nossas vidas.
Positivos
Não faz muito tempo, entrávamos em contato com nossos amigos por telefone para colocá-los em dia sobre nossas vidas. Hoje, saber as últimas notícias de seus amigos e familiares basta rolar o feed de sua rede social.
Provavelmente, muitos dos seus amigos postam atualizações sobre suas vidas, de acontecimentos importantes a atividades do dia-a-dia, suas viagens e comemorações. O fluxo constante de atualizações tem como objetivo fazer você se sentir mais conectado e evitar que se sinta solitário.
Mas, a fonte rápida de atualizações sociais não é o único benefício. As redes sociais também oferecem um lugar para entrar em contato com outras pessoas quando você sentir que precisa de alguém com quem conversar. Temos a tendência de adicionar à nossa lista de “amigos” pessoas que realmente conhecemos na vida real. Isso significa que se você postar uma atualização sobre a necessidade de alguém com quem conversar, é provável que seus amigos vejam e respondam. Ao entrar em contato por meio da rede social, você pode encontrar alguém em quem pode confiar que, de outra forma, não pensaria em pedir ajuda.
Negativos
Pesquisas mostram que o uso das redes sociais pode estar relacionado a sentimentos de infelicidade e solidão. A Universidade de Michigan, conduziu um estudo sobre os efeitos do Facebook no humor de um determinado grupo. Os participantes foram questionados cinco vezes por dia sobre como se sentiam em termos de felicidade, solidão ou depressão. Os resultados mostram que quanto mais cada pessoa usou o Facebook entre as entrevistas, mais indicou que se sentia infeliz.
O que causa esses sentimentos de infelicidade? Embora os pesquisadores não tenham certeza, pode ser devido à falta de profundidade que esses relacionamentos online oferecem. As pessoas geralmente desejam criar uma certa imagem de si mesmas em seu perfil de mídia social e podem querer chamar a atenção para o que é bom, sem mencionar o que é ruim. Essa falta de sinceridade total pode impedir que seus relacionamentos online atendam às suas necessidades sociais da mesma forma que uma conversa face a face.
Outra forma de correlação entre o uso das mídias sociais e o nível de solidão que alguém sente tem a ver com bens materiais e oportunidades. Por exemplo, muitas pessoas que não têm muito dinheiro ficam deprimidas e se sentem mais isoladas quando olham os feeds de seus amigos. Esses amigos podem estar postando fotos sobre as últimas férias ou compras de algum tipo.
Também, se uma pessoa solitária nunca tiver notícias, direcionadas para si, da pessoa que acabou de postar as fotos no feed, ela pode facilmente sentir um nível ainda maior de solidão e infortúnio.
A melhor maneira de evitar algumas das armadilhas das redes sociais é não permitir que ela governe sua vida. Sair de casa e encontrar pessoas cara a cara ou em uma vídeochamada, continua sendo uma das melhores maneiras de eliminar os sentimentos de solidão em sua vida.